sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A opinião é de cada um - a verdade é de todos



Outro dia vi no Facebook um vídeo daquela garota, a Greta Thunberg, mal traduzido e além disso, colocaram vozes que não eram dela e do jornalista que a entrevistava. 

Vi o vídeo até o fim e fiquei com a pergunta: Será que quem postou isso não reparou na boca dos falantes? Não viu que isso é uma montagem grotesca?

Na era das fake News, ninguém analisa nada. Apenas repassam. Propagam as mentiras por aí e brigam com quem avisa que aquilo trata-se de uma mentira.

Da mesma forma, muitos defendem que o nazismo é de esquerda, que a Terra é plana, que nunca houve ditadura militar no Brasil.

Precisamos diferenciar o que é fato do que é opinião.

Relendo um texto de Hannah Arendt, escrito em 1967, conseguimos identificar muitos pontos parecidos com os tempos atuais. 

Arendt fala sobre a relação entre verdade e política, que sempre esteve em conflito. Nas palavras dela, “aqueles que dizem a verdade estiveram sempre conscientes dos riscos que corriam”.

Voltando às opiniões, a liberdade de opinião é uma farsa, se a informação sobre os fatos não estiver garantida, se manipularem os fatos a seu bel-prazer. E isso ocorre em todo o tempo nas mãos de tiranos, em governos extremamente ideológicos. 

Tais governos falam como se os fatos não fizessem parte da História, mas da ordem da opinião. Imagine se cada nação pós Segunda Guerra, resolvesse contar os fatos a seu modo.

Podemos discutir as diferentes opiniões, mas os fatos são resistentes e nada pode abalar a não ser as mentiras. E essas mentiras são tomadas como verdade, caso quem as diga seja alguém que tem muito poder. 

O poder ultrapassa seus limites quando falsifica e apaga os fatos, por meio de manobras. 

Arendt observou que quando essa opinião está alicerçada num extremo patriotismo, passa a ser uma mentira legitimada em nome do progresso do país. Quando um mentiroso não dispõe de poder necessário para impor suas mentiras, ele invoca seu direito constitucional de opinar: pode dizer “o sol brilha” quando lá fora chove torrencialmente.

Parece absurdo, mas o que vemos hoje com as ondas sobre terraplanismo e nazismo de esquerda? Não é nada mais do que isso: impor uma mentira.

O poder político causa um grande prejuízo à verdade. Por isso, não podemos deixar de falar a verdade. Cada dia mais vejo hostilidade à verdade e aos fatos. 

O que podemos fazer é não aceitar e não repassar mentiras. Não percamos a consciência dos fatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário