segunda-feira, 25 de junho de 2018

Calculando o custo


Segundo a última pesquisa Datafolha, feita entre os dias 06 e 07 de junho, Lula aparece em 1º lugar quando colocado entre os candidatos.

Algumas alternativas ao seu nome, seriam o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.

Algumas pessoas acham que seria melhor o PT escolher logo um sucessor e partir pra cima. Já outros acham que somente o Lula deve ser o candidato, nem que ao fim do pleito, sua candidatura seja impugnada.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode impugnar uma candidatura durante todo o processo eleitoral. O partido ainda consegue registrar um novo candidato, caso a impugnação ocorra até 20 dias antes do primeiro turno. Mas, se o TSE decidir a menos de 20 dias para o primeiro turno, Lula não será o candidato e o PT estará fora do jogo.

Ainda temos de levar em conta o tempo que o partido perde em exposição: apesar de pensarmos que isso não é necessário para Lula, visto que ele é vastamente conhecido no país inteiro, o aparecimento do candidato na TV ainda é mais importante do que qualquer outra fonte de comunicação.

Se um partido escolhe um candidato pouco conhecido dos eleitores, precioso é o tempo pré-campanha, em que vários programas de radio/tv e internet sabatinam os pré-candidatos. E neste quesito, o PT está perdendo tempo.

Sabemos que a ausência de um líder como Lula, numa disputa presidencial, pode favorecer a extrema direita. O eleitor que busca alguém que represente a ascensão dos menos favorecidos e a melhor distribuição de renda, como ocorreu nos anos governados por Lula, não encontra substituto nas urnas. Com isso, pode pender para o extremo oposto. Principalmente, por considerar a corrupção impregnada em qualquer lado do poder: direita ou esquerda. Aqui recomendo a leitura do meu post: Direita e Esquerda: https://escrevendoapolitica.blogspot.com/2016/10/esquerda-e-direita.html

Toda ação ou a falta dela provoca um impacto. Em política, chamamos de custo político. Com certeza, o PT está avaliando esse custo e nós aqui, como muitos cientistas políticos, estamos chovendo no molhado.
Mesmo assim, digo: que isso só favorece a "direita" e acredito que seria melhor o PT definir logo outro candidato, caso não queira sumir das urnas no próximo pleito.



Para consulta:
http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2018/06/1971537-sem-lula-bolsonaro-so-e-superado-por-brancos-e-nulos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário